Notícias

Cinco mundos intrigantes mais além do Sistema Solar

A NASA elaborou uma lista de exoplanetas interessantes por conta da celebração do 20° aniversário do primeiro planeta confirmado ao redor de uma estrela semelhante ao Sol.

Alguns destes mundos exóticos são rochosos, outros são gasosos e alguns são muito frios. Mas há uma coisa que cada um destes estranhos novos mundos têm em comum: Todos avançaram o conhecimento científico do nosso lugar no cosmos.

A lista está encabeçada por Kepler-186F, primeiro planeta rochoso que se encontra dentro da zona habitável: a região ao redor da estrela mãe, onde as temperaturas são adequadas para água líquida. Este planeta é também muito próximo em tamanho com a Terra.

Apesar de que não podemos saber o que está se passando na superfície deste planeta em curto prazo, é um forte lembrete da razão pela qual está sendo desenvolvidas novas tecnologias que irá permitir um olhar mais atento nestes mundos distantes por parte dos cientistas.

Em segundo lugar figura HD 209458 b, apelidado de “Osiris”. O primeiro planeta que se viu em trânsito (cruzando sua estrela) e o primeiro a ser detectado diretamente. O descobrimento mostrou que as observações de trânsito eram factíveis e abriu um novo âmbito da caracterização de exoplanetas.

O terceiro lugar é ocupado pelo Sistema Kepler-11. Este foi o primeiro sistema solar compacto descoberto pelo telescópio Kepler, e revelou que um sistema pode situar-se muito próximo da sua estrela mãe, com ao menos cinco planetas na órbita de Mercúrio, permanecendo estáveis. Abriu o caminho a novas ideias sobre a formação de planetas e sugeriu que múltiplos sistemas de planetas pequenos, como o nosso, podem ser comuns.

Em quarto lugar está Kepler-16b, um “Tatooine” real: primeiro descobrimento de Kepler de um planeta que orbita duas estrelas – o que se conhece como um planeta circumbinário.

O top-cinco fecha com o 51 Pegasi b. Este planeta gigante, que é aproximadamente a metade da massa de Júpiter e orbita sua estrela a cada quatro dias, foi o primeiro exoplaneta confirmado ao redor de uma estrela semelhante ao Sol, um descobrimento que abriu um novo campo de exploração.

Traduzido por: Rafael da Silva Pereira – Editor da Revista ALPHA

Fontes:

http://www.europapress.es/ciencia/astronomia/noticia-cinco-intrigantes-mundos-mas-alla-sistema-solar-20151026132220.html

http://nasa.tumblr.com/post/131770005294/10-intriguing-worlds-beyond-our-solar-system?linkId=18228752

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *