Artigos

“Religiões UFO: Ufolatria que invade mentes” – Uma obra que denuncia e escancara as seitas ufológicas

Provavelmente muitas pessoas acham que a ideia de não estarmos sós no universo seja uma questão de fé. Entretanto, esta ideia está totalmente equivocada, pois a possibilidade de vida extraterrestre é amplamente pesquisada e debatida através da perspectiva científica já há muitos anos. Em todos estes anos, universidades, agências espaciais e diversos pesquisadores têm se aventurado em busca de uma resposta para uma pergunta inquietante: estamos sozinhos no universo?

Apesar de todo o esforço científico, ainda não temos uma resposta definitiva sobre isso, ou seja, não sabemos oficialmente se temos vizinhos nessa imensidão cósmica. Contudo, por um outro lado, temos pessoas que afirmam categoricamente que não somente extraterrestres existem e que não estamos sós, mas que já foram contatadas por estes seres e que eles (extraterrestres) deixaram uma mensagem para ele e a humanidade, ou melhor, existem pessoas que receberam uma “missão cósmica” e que estas mensagens ou conhecimentos, precisam ser difundidos para o máximo de pessoas possíveis.

A partir daí, começamos a nos deparar com as histórias mais bizarras e estranhas que podemos imaginar, envolvendo seres de Vênus, Júpiter e outros planetas (alguns fictícios), além de seres de luz e extraterrestres com aparências angelicais com “mensagens” de paz e salvação para a humanidade. Pode nos parecer muito fora da realidade estas histórias (e realmente são), mas para algumas pessoas isso se trata da mais pura realidade. E por isso mesmo, por existirem pessoas que acreditam nisso, outras ainda mais más intencionadas, aproveitam-se disso como uma oportunidade para ganhos financeiros, promoção de imagem ou para inflarem seu ego. Então, temos o início do que conhecemos como “seitas ufológicas” ou “religiões UFO”.

Capa do livro “Religiões UFO – Ufolatria que invade mentes”, lançado em 2023 pela editora Cia do Mistério

Segundo os estudos realizados por dois estudiosos das religiões, J. Gordon Melton e Martin Baumann, o primeiro sendo um historiador, sociólogo, professor e diretor-fundador do Instituto para Estudo da Religião Americana, já Baumann um grande especialista em estudos religiosos, filosofia e inglês das universidades de Marburg, Londres e Berlim, apontam que algumas seitas – no geral, não necessariamente ufológicas – seriam produtos da dissidência ou cisma, ou seja, alguns grupos se formam como resultado de divergências ou discordâncias dentro de uma religião estabelecida. Os membros dissidentes podem se separar para seguir suas próprias interpretações ou práticas religiosas, formando assim uma nova seita.

Uma “Religião UFO” trata-se de um grupo de pessoas que seguem um sistema de crenças envolvendo a adoração, devoção ou reverência a supostos seres extraterrestres ou “irmãos cósmicos”. Essas seitas acreditam que estes extraterrestres possuíram um papel significativo na história da humanidade e podem desempenhar um papel importante em seu destino futuro, principalmente como “salvadores” da humanidade.

Na obra “Religiões UFO: Ufolatria que invade mentes”, lançado em 2023 pela editora Cia do Mistério, os seus autores além de denunciar estas seitas e as práticas “ufolatras” destes grupos e seus seguidores, também explicam e detalham algumas seitas UFOs existentes no Brasil e outros países, tais como: Cultura Racional, The Seekers, Cientologia, Aetherius, Unarius, Cosmic Circle, Movimento Raeliano, Heaven’s Gate e entre outras.

O livro basicamente tem um enfoque histórico, jornalístico e crítico. E isso acaba sendo um resultado das áreas de interesse e estudo dos próprios autores, sendo eles, Rafael da Silva Pereira e Renan Schwingel. Sendo o primeiro um estudante de história pela Universidade Estácio de Sá e editor-chefe da Revista ALPHA, já o segundo, estudante de jornalismo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Renan Schwingel e Rafael da Silva Pereira, autores da obra “Religiões UFO – Ufolatria que invade mentes”

A obra tem chamado bastante atenção de pesquisadores e curiosos, tanto da ufologia quanto de estudiosos da religião e movimentos religiosos, sendo que os autores têm participado de entrevistas em veículos não somente do Brasil, mas de outros países também.

Caso queiram entender como e a razão da ufologia atualmente ter se mergulhado e estar se confundindo com um movimento religioso e/ou messiânico, a leitura desta obra torna-se praticamente obrigatória. Para comprar o livro basta clicar neste link do “Clube dos Autores” e realizar a compra: https://clubedeautores.com.br/livro/religioes-ufo

Obs: A aquisição pode ser feita tanto no site do Clube dos Autores quanto em outras plataformas parceiras presente na página do Clube (Amazon, Americanas, Submarino e etc).    

Sinopse: “Religiões UFO – Ufolatria que Invade Mentes” propõe ao público uma crítica contundente a tendências observadas no cenário ufológico mundial, contrapondo-se às seitas que descredibilizam o tema e denunciando-as ao explicar sua história, suas intenções e características. O livro traz um panorama de movimentos que representam a ufolatria em vários países, e convida o leitor a refletir sobre o perigo que os mesmos escondem.

Páginas: 195

Editora: Cia do Mistério

Gênero: Seitas e heresisas, religião

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *