Artigos

Papo Ufológico com Nick Pope

O “Papo Ufológico” como vocês bem sabem, trata-se de um quadro existente desde a nossa primeira edição da Revista Alpha e neste quadro, sempre trazemos um convidado muito especial e desta vez fizemos questão de convidar um dos maiores nomes da Ufologia Mundial, o Nick Pope. A entrevista foi conduzida pelo nosso editor, Rafael Silva Pereira.

Nick Pope trabalhou no MoD (Ministério da Defesa) do Reino Unido de 1991 a 1994 em uma seção do Secretariado (Estado-Maior da Aeronáutica) conhecido como Sec (AS) 2a, onde suas funções incluíam investigar relatos de avistamentos de OVNIs, com intuito de concluir se eles teriam algum significado de defesa para o país.Na época, embora o Ministério da Defesa tenha declarado que “permanece totalmente aberto sobre a existência ou não de formas de vida extraterrestre”, também afirmou que não havia nenhuma evidência para sugerir que qualquer avistamento de OVNIs representasse qualquer ameaça para o Reino Unido ou que eles eram de origem extraterrestre. É claro a partir do material que Pope escreveu enquanto ainda estava no MoD que ele não compartilhava da visão do MoD de que as explicações convencionais poderiam ser encontradas para todos os avistamentos de OVNIs.O último posto de Pope no MoD foi para a Diretoria de Segurança de Defesa. Em 2009, o MoD anunciou que avistamentos de OVNIs não seriam mais investigados. Ele é presença quase certa em todos os principais documentários ufológicos de diversas TVs do mundo e também é autor de diversos livros sobre o tema.

Enfim, vamos para o que interessa?

Nick, primeiramente gostaria de agradecê-lo por ceder esta entrevista. É uma honra para mim entrevistá-lo e particularmente você era a pessoa que mais eu gostaria de entrevistar, logo, é uma realização para mim. Nick, quando foi que você começou a se interessar pelo assunto de fenômeno UFO? Isso veio desde cedo ou não?

Eu não tinha interesse em UFOs durante a minha infância. Meu envolvimento com esse assunto começou apenas quando fui designado para o programa de OVNIs do Ministério da Defesa do Reino Unido, quando eu tinha vinte e poucos anos, como gerente júnior do Ministério da Defesa.

Você esteve dentro de um projeto de investigação de OVNIs enquanto esteve no Ministério de Defesa entre 1991 e 1994. Poderia nos falar mais sobre o UFO Desk e sua função nele?

De 1953 até o final de 2009, o Ministério da Defesa do Reino Unido teve um programa para pesquisar e investigar o fenômeno OVNI. Eu estive nesse trabalho de 1991 a 1994, que foi um período longo em minha carreira de 21 anos no Ministério da Defesa. Eu investigava cerca de 200 a 300 avistamentos por ano, entrevistando testemunhas, verificando dados de radar e analisando fotos e vídeos. Conseguimos explicar a maioria dos avistamentos como erros de identificação de objetos e fenômenos comuns, mas cerca de 5% dos avistamentos permaneceram inexplicáveis.

O caso Rendlesham ou Bentwaters sem dúvidas foi um dos casos mais sensacionais da Ufologia mundial e você teve acesso às informações deste incrível caso. Poderia nos falar melhor sobre este caso e sua importância? O que comprova e sustenta a veracidade destes fatos?

O incidente de Rendlesham é o caso mais conhecido e importante do Reino Unido. Isso aconteceu em dezembro de 1980. Eu não havia ingressado no Ministério da Defesa na época, mas realizei uma revisão do caso em 1993 e o reinvestiguei. Tínhamos muitas evidências deste caso: o OVNI foi visto três noites consecutivas por muitas testemunhas militares (os eventos aconteceram perto de duas bases da Força Aérea dos Estados Unidos na Inglaterra), incluindo o testemunho do vice-comandante da base, o tenente-coronel Charles Halt. O UFO foi identificado por radar. O OVNI pousou em um ponto e um exame científico e forense subsequente do local de pouso revelou marcas de queimadura nas árvores próximas, marcações no solo onde um objeto pesando várias toneladas havia pousado e níveis de radiação que os cientistas do Ministério da Defesa avaliaram como sendo “significativamente acima do comum ”. Além disso, temos vários documentos desclassificados do governo dos EUA e do Reino Unido sobre o incidente. Crentes e céticos têm muitas teorias diferentes, mas ainda não há uma explicação definitiva, quase 40 anos após esses eventos misteriosos.

Além do caso Bentwaters ou Rendlesham, qual seria um dos mais impactantes casos que você teve acesso?

Eu investiguei uma série fascinante de avistamentos de OVNIs que ocorreram no Reino Unido em março de 1993, onde houveram dezenas de avistamentos individuais durante um período de cerca de seis horas e onde muitas das testemunhas eram policiais e militares. O OVNI sobrevoou duas bases militares, a RAF Cosford e a RAF Shawbury. Assim como no incidente de Rendlesham Forest, o incidente foi investigado minuciosamente (existem centenas de documentos no arquivo de casos do MoD), mas nenhuma explicação convencional foi encontrada. O incidente permanece inexplicável até hoje.

Leia gratuitamente a entrevista completa na edição n° 12 da Revista Alpha clicando neste link: https://joom.ag/9Q0C

Comments

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *